Antigo Sala de Aula do Biscuit

Fazendo biscuit: Massa de biscuit


Massa de biscuit pronta
Muito fácil de fazer a massa de biscuit pode trazer grande rendimento para quem faz muitas peças, e você talvez queira até fazer a massa para vender. Mais adiante colocarei ilustrações passo a passo, com fotos. Massa econômica, já que o óleo usado vai lhe proporcionar mais rendimento, além de ser mais fácil, para você, já que você usa óleo para cozinhar. Tem boa elasticidade e é macia essa massa, desde que você siga corretamente a receita e sove a massa ainda quente.

FAÇA SUA LISTA:

Ingredientes:

02 xícaras de chá de cola branca própria para porcelana fria (biscuit).
02 xícaras de chá de amido de milho.
02 colheres de sopa de óleo de cozinha.
01 colher de sopa de caldo de limão ou vinagre.
01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone, que será utilizada para sovar a massa após o cozimento

MODO DE PREPARO NO FORNO DE MICROONDAS:


Dependendo da potência do seu forno de micro-ondas o tempo de cozimento pode variar entre 1 min. e 30 segundos até 10 minutos. Faça um teste na primeira vez que cozinhar a massa, tirando a massa e mexendo a cada trinta segundos, para que ela não passe do ponto.
Misture todos os ingredientes, leve ao micro-ondas por 3 minutos (em média) na potência máxima e mexa a cada 1 minuto.

MODO DE PREPARO NO FOGÃO:


Misture todos os ingredientes mexendo com uma colher de pau (específica para fazer a massa) até desprender do fundo da panela (antiaderente) sem estar totalmente ressecada, isto é, com um pouco de cola mole. Para quem já fez massa de coxinha (salgadinho) o ponto é o mesmo.

Sovando a massa:

Após o cozimento, espalhe o creme nas mãos e em uma superfície lisa e fria (pia da cozinha, por exemplo, ou bancada de mármore) e sove como massa de pão. Cuidado com o calor da massa para não queimar as mãos.

As dicas: A massa tem que ser sovada enquanto está quente, para ficar macia e elástica. Depois de sovada (a massa ainda estará morna) cubra-a com um pano de prato úmido, se for preciso, umedeça novamente o pano, lembrando de torcer bem, faça isto até que esteja completamente fria, só então a guarde em um saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras.

Se quando for usar, notar que está úmida retire a massa do saco plástico, seque-a e guarde em um novo saco plástico. Depois é só tingir com a cor desejada e modelar a vontade.

Também pode ser modelada com a massa natural (essa que acabou de ser explicada) Outra opção para armazenar a massa é utilizando potes de plástico. O procedimento é praticamente o mesmo acima, só trocando o saco plástico pelos potes.
Mas nunca esqueça não poderá entrar vento porque a massa seca em contato com o vento.

Para ver como fazer a massa com fotos e outras aulas recentes veja nas imagens abaixo e clique na que escolher:

Para ver aulas em vídeo, visite o meu canal no Youtube, clique no link abaixo e se quiser ver mais aulas no blog, clique nos marcadores ou arquivo:

Até a próxima aula!

Atualizado em 01/11/2011 por Lourdes.


19 comentários:

  1. AMEI A APRENDER A FAZER A TAMPA DE BISCUIT DE BISCOITO,GOSTARIA MUITO DE APRENDER A FAZER OS DOCINHOS,ISTO É:FAZER A TAMPA DE UM VIDRO GRANDE DE DOCINHOS.FICA NA PAZZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Nelma, aguarde e visite sempre o mapa do blog, pois muito breve colocarei como fazer um vidro com docinhos de biscuit, já está programado, você pode se inscrever como seguidora do blog e receber notificações. Obrigada.
      Abraços.

      Excluir
  2. oi como faço pra colar biscuit no mdf e que verniz usar obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jocy, use a cola cascorez do rótulo azul, você encontra em lojas de material para construção ou a cola para fazer a massa de biscuit, mesmo de outras marcas cola bem o biscuit na madeira.

      Excluir
    2. Oiiii mas a massa não fica com cheiro de limão ou vinagre???

      bjuxxxx

      Bia

      Excluir
    3. Não Bianca, quando seca, a massa de biscuit fica sem cheiro.

      Excluir
  3. kkkkkk to chata né kk
    como que é esse caldo de limão??
    vc prefere o limão ou o vinagre ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo diferença, os dois agem como conservantes para a massa de biscuit, acredito que não interfere na consistência da massa, abraços.

      Excluir
  4. boa noite pode usar a cola cascola extra adesivo pva para fazer a massa de biscuit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo, não conheço a Cascola para biscuit, mas a Cascorez extra rôtulo azul você pode usar.

      Excluir
  5. Não conheço creme hidratante sem silicone, seria possível você indicar algum??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, procure nos supermercados por hidratante corporal Scala ou Griffus, é possível encontrar outras marcas, são embalagens de 500ml, você pode procurar também em lojas que vendem material para artesanato ou biscuit, procure pelo creme para biscuit.

      Excluir
  6. O creme hidratante vai na massa também ou só uso pra sovar a massa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda, o creme é usado só para sovar a massa de biscuit, uma colher de creme para uma massa feita com 500 gramas de amido mais 1 quilo de cola.

      Excluir
  7. Ola! Eu sou Aldine. Eu amei seu blog.
    Tenho algumas duvidas. Eu aprendi a fazer biscuit a algum tempo, e agora tenho uma sobrinha de 10 anos que pediu para que eu a ensinasse, fui comprar a cola e só achei a Cascola Cascorez Extra Adesivo PVA, essa cola é boa para fazer a massa?
    e outra: eu fazia a massa suar depois de sovar (mas usava vaselina), não precisa fazer ela suar com óleo?

    Obrigada desde já
    Bjus
    Dyne;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dyne, eu usei esta cola e não sei se por causa do vinagre que coloco ao fazer a massa, perdi todo material, não quis arriscar e fazer sem o vinagre, mas compre outra cola específica para biscuit, (porcelana fria),
      Depois de pronta é só sovar a massa com um pouquinho de creme sem silicone e deixar esfriar coberta com pano úmido para depois guardar em sacos plásticos, na geladeira.

      Excluir
    2. Muito obrigada, vou procurar aqui na cidade ver se acvo outra cola.
      Bjus
      Dyne;)

      Excluir
  8. Gostei muito do seu modo de encinar e bem claro nao tem como erra

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...