Antigo Sala de Aula do Biscuit

Como envernizar biscuit

Imagem de bonequinha de biscuitDepois das peças prontas e preciso dar algum tipo de acabamento, mas isso é algo bem variável no biscuit. Nessa aula você vai aprender como envernizar e que verniz você deve usar. Algumas pessoas gostam das peças envernizadas e em alguns casos isso se faz necessário, como por exemplo, em peças utilitárias ou para cozinha, esse é o caso dos vidros ou potes para mantimentos que precisam ser bem envernizados.

Para ver um exemplo de peça em que você não deve dispensar o verniz, clique no link abaixo para ver:

No caso de peças feitas nas pedrinhas para usar em vasinhos de plantas você precisa dar uma proteção maior.

Você precisa usar verniz que, ao secar, fique transparente para não mudar a cor do seu trabalho.

Alguns vernizes:

Verniz geral, vitral, madrepérola, goma laca, termolina leitosa.

Verniz marítimo encontrado em lojas de tintas ou material de construção oferece uma proteção maior para peças que você precisa lavar constantemente, mas ao comprar esse verniz não compre o que tem proteção solar, pois escurece suas peças.

Muitos acham que algumas peças perdem a beleza quando envernizadas, como no caso de bonequinhas.
Se a peça não necessita muito do envernizamento você pode passar a própria cola diluída em água embora a princípio fique leitosa ao secar fica transparente.

Atenção!

Se você pintou alguma parte da peça como os olhos com caneta permanente, não deve passar o verniz sem antes passar uma mão de cola diluída em água, bem ralinha, deixar secar bem e so então passar o verniz porque sem essa proteção antes, seu trabalho vai estragar já que a pintura sai dependendo do verniz usado.

Isso não acontece se você pintou com tinta para tecido, acrílica ou PVA.

Se quiser rever outras aulas, veja o marcador do seu lado esquerdo ou o arquivo do seu lado direito das barras laterais do blog.

Para ver algumas aulas em vídeos, veja clicando nos links abaixo, mas, não esqueça de voltar porque o vídeo está no youtube.

Se quiser entrar em contato comigo, veja a página de contato acima no blog.

Ate a próxima aula!

86 comentários:

  1. Boa noite, eu compreo tinta acrílica, daquelas para pintura em tela, posso utilizar na massa de biscuit entao? obrigada....

    ResponderExcluir
  2. olá! Posso tingir a massa com tinta de tecido?

    ResponderExcluir
  3. olá! eu estou fazendo uma peça, que foi pintada com tinta spray brilhante e algumas partes em pva fosco, se eu passar o verniz brilhante spray, dará alguma diferença das partes brilhantes e foscas? ou elas igualam? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen, se igualam, embora fiquem com o brilho mais acentuado nas partes que já estão envernizadas. Disponha.

      Excluir
  4. Olá, Boa tarde Lourdes. Eu posso utilizar o verniz fosco nas peças? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é preferível em alguns tipos de peças o fosco, dá proteção às peças de biscuit, mas sem o brilho. Disponha.

      Excluir
  5. Se eu usar tinta de tecido para pintar os olhos e a boca do boneco e passar o verniz depois da tinta sêca, será que não borra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zumba, pode passar o verniz que não borra, isto acontece se você usar canetinhas que a tinta é solúvel em álcool, como as de retro projetor ou tintas similares, mesmo assim você pode passar uma mão solução de cola misturada com água, deixar secar e depois passar o verniz, obrigada por sua visita e sucesso com a modelagem em biscuit.

      Excluir
  6. Valeu e muito obrigado, outra pergunta é, caneta Nankim serve para fazer detalhes e depois passar verniz? Gente esse lance de biscuit é uma terapia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zumba, veja a composição da tinta, e aplique as orientações da resposta à sua pergunta anterior, ao usar qualquer tipo de tinta ou canetas para detalhes em biscuit, veja se precisa dar a proteção com a solução de água e cola. Realmente a modelagem com biscuit serve como terapia, abraços.

      Excluir
  7. Olá gostaria de saber se tem como alisadar o biscuit depois de ele já seco, pois estou tentando fazer um bolo cenográfico, mas ficou com algumas saliências e eu queria tira-lás... Será que tem como?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tentar lixar as saliências no biscuit com lixa bem fina se forem pequenas, também pode escolher colocar os enfeites, flores, etc. em cima.

      Excluir
  8. bom dia,estou fazendo lembrancinhas em potinhos de papinha para chá de fraldas,no qual eu cubro a tampa com biscuit,e em cima vai um bebe tb de biscuit. devo envernizar,pois o chá vai ser daqui a dois meses.
    se puder responda no meu imail: laay18@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown, o verniz dá uma proteção maior em peças de biscuit que vão ser lavadas, mas algumas pessoas não gostam de envernizar devido ao brilho da peça envernizada, neste caso pode ser usado o verniz fosco, se bem secas as peças, e guardadas em local livre de umidade, você pode escolher entre passar verniz ou não.
      Não respondo por Email assuntos que podem ser tratados aqui nas postagens, abraço.

      Excluir
    2. obrigada.por tirar essa grande duvida.

      Excluir
  9. Pode se usar verniz colorgin nas peças feitas em biscuit e pintadas com tinta para tecido? sera que o verniz em spray não vai craquelar a massa ou danificar a pintura?

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não usei o verniz que você citou, portanto não dá para responder, mas faça um teste pintando com a tinta para tecido em alguma parte que ficará escondida, e passe o verniz.

    ResponderExcluir
  11. bom dia, comecei a fazer umas lembrancinhas para um aniversario mas o aniversario é so no começo de fevereiro, tem algum problema eu fazer as peças agora? outra pergunta, eu passei cola cascorez diluida em um pouco de agua para envernizar as peças e nao ficou um acabamento legal, ficou grosseiro, isso é por causa da cola? deve ser diluida em bastante agua? onde posso encontrar este verniz em spray ? fico no aguardo. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Eva, não tem problema desde que fiquem bem secas e guardadas em local seco, sem umidade, e quanto à cola tem que ser diluída com bastante água +ou - 1 parte de cola por 3 de água, se achar que ficou grosso dilua mais, você pode optar por verniz transparente e fosco se não quiser brilho nas lembrancinhas, como no caso de rostinhos, flores etc., volte sempre, felicidades.

      Excluir
  12. Olá! Gostei muito do seu blog, seu trabalho é muito lindo. Parabéns!
    http://gospelcards.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá boa noite como usar policlear na massa de biscuit quantas gotas usar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roseane, embora seja usado para polimento, não sei a respeito do uso de poli clear no biscuit, sinto muito, mas se tiver informações passo para vocês.

      Excluir
  14. olá boa noite Lourdes gostaria de saber qual melhor verniz para pintar minhas peças estou fazendo os bichinhos safari que vc ensinou mas gostaria deles sem brilho mas só acho fosco em aerossol tem ele liquido também?

    ResponderExcluir
  15. olá, fiz uma boneca de biscuit e pintei com uma tinta para tecido para não largar a tinta passei um verniz vitral fosco ( barniz mate) depois que a peça secou amarelou toda e a bebe ficou com cara de doente :( e agora como eu conserto? brigada

    ResponderExcluir
  16. ela também ta descascando o verniz ñ funcionou..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla, parece que o verniz que você usou no biscuit, não é incolor, (Mate), isto explica o tom amarelado, use verniz geral ou cristal fosco, (sem brilho), a peça em biscuit para ser envernizada tem que estar completamente seca, para isto deixe vários dias secando, o tempo depende do tamanho da peça e espessura, para reaproveitar a boneca passe Thinner para remover o verniz e pintar novamente, veja se não seria melhor fazer outra boneca, se esta não for muito grande, espero que consiga resolver.

      Excluir
  17. Respostas
    1. Oi Lu, existe, o verniz fosco não tem brilho, mas protege a peça de biscuit, algumas peças precisam de maior proteção, por exemplo, potes que serão usados na cozinha, mas nem todos gostam do brilho do verniz e usam o verniz fosco.

      Excluir
  18. Olá,. Como vai?
    Como faço para pintar a massa de biscuit depois de pronto?

    ResponderExcluir
  19. ola, estou fazendo uns vidros para cozinha , passei o verniz liquido e nn gostei porque fica marcas
    e o pincel deixo varios dias no solvente mas nao sai o verniz ,ou seja o pincel fica duro.queria saber
    se o verniz em espray com brilho tem o mesmo resultado?
    obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, para limpar o pincel use aguarás ou thinner, com um pincel macio e o verniz numa espessura certa, (não muito grosso), não fica marcas, o spray dá bom resultado, mas às vezes não penetra nos lugares mais escondidos da peça em biscuit.

      Excluir
  20. Ola, mim chamo Luciana e gostaria de saber as conseqüências se eu não invernizar mos potes de mantimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, potes de mantimentos ficam na cozinha e precisam ser lavados com frequência, se estiverem devidamente envernizados a limpeza fica mais fácil e não correm risco de estragarem devido á constante limpeza.

      Excluir
  21. Ola, eu estou fazendo lembrancinhas de formatura pintei os olhos com caneta para tecido, posso passar o verniz por cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Arlene, pode passar verniz depois da tinta secar.

      Excluir
  22. Olá, ei pretendo fazer uma casa de hobbit para meu bonsai usando biscuit e vou colocar musgo por cima dela. Para que eu possa irrigar devidamente minha planta sem me preocupar em estragar a casonha, qual tipo de verniz eu devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jony xy, use verniz marítimo incolor, o verniz com filtro solar escurece a peça em biscuit, passe três demãos intercalando secagem.

      Excluir
  23. Boa tarde! Estou comecando a trabalhar com biscuit e comecei a forrar tampas de potes de papinha, porem depois de secas estao ficando transparente e mostrando o desenjo da tampa, o que faço? Pode pintar depois de seca e qual a tinta? Pode spray? Obrigada pela atenção, Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena, mesmo quando tingir a massa de biscuit com tintas de outras cores não esqueça de colocar um pouco de tinta branca, você pode pintar com tinta acrílica para artesanato, por exemplo, agora para resolver o problema.

      Excluir
  24. Olá boa noite, como faço para dar brilho na peça com glitter depois de seca??? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucila, entendi que você quer colocar Glitter na peça quando já está seca, passe cola na peça com um pincel e salpique o Glitter, ao secar a cola ficará transparente.

      Excluir
  25. Bom dia, minha dúvida é qual verniz é bom para passar no biscuit de modo que ele possa ficar imerso em água. Claro se isso for possível.

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gian Carlos, o verniz marítimo, use três demãos intercalando secagem, tenha o cuidado de usar sem protetor solar, pois escurece a peça.

      Excluir
    2. Eu queria saber se esss verniz maritimo funciona em deixar os bonquinhos dentro d agua . Queria fazer um globo de neve com os bonquinhos . Tem como? Nao se desfaz o trabalho?

      Excluir
    3. Olá Marta,respondi sua pergunta no outro comentário seu aqui em
      https://aprendartesanato.blogspot.com.br/2012/04/bichinhos-de-biscuit-10-modelos.html

      Excluir
  26. Ola Lourdes, minha mãe vai fazer bonequinhas de biscuit para o aniversário de 15 da minha prima e quer saber se pra envernizar o biscuit ele tem que estar seco ou molhado.

    Lavínia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lavínia, as bonequinhas precisam de estar bem secas, deixar tempo suficiente para que a peça esteja seca por dentro também.

      Excluir
  27. Eu sou a Lavínia do comentário acima e quero lhe dizer que seu ensinamento sobre biscuit é super d+.
    Beijos carinhosos de uma criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lavínia, seu comentário me deixa muito feliz, beijos para você também e sua mãe.

      Excluir
  28. Olá! Após usar o verniz geral (acrilex) posso usar qualquer solvente para limpá-lo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Georgianne, se você se refere à limpeza dos pincéis, pode usar aguarás ou o solvente que vendem para o artesanato.

      Excluir
  29. Lourdes eu estava usando solvente comprado em depósito de construção, será que dá algum problema? prejudica o biscuit?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Georgianne, pode continuar usando, só tenha cuidado se usar Thinner, pois se não lavar bem os pinceis após a limpeza com este solvente pode danificar outras peças.

      Excluir
  30. como saber se o bolo falsa esta seco para envernizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe secar o suficiente para ter certeza, geralmente a peça em biscuit fica dura e encolhe, leve em conta a espessura da peça, se for muito grossa vai demorar mais, se for fina como no caso do isopor forrado com a massa aberta demora dois a três dias.

      Excluir
  31. Respostas
    1. Olá Mariska, que bom receber sua visita no Sala de Aula do Biscuit, obrigada.

      Excluir
  32. Fiz palhaços de biscuit e assim que terminei passei verniz, o que pode acontecer? Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, para envernizar a peça feita com massa de biscut é preciso deixar secar bem, se não tiver este cuidado a peça pode embolorar devido à umidade que fica na peça.

      Excluir
  33. posso revestir um ovo de gesso com massa de biscuit? quais os cuidados que devo ter? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda respondi sua pergunta em peças de cozinha decoradas com biscuit, sim você pode revestir com a massa não muito fina e usando cola própria para biscuit.

      Excluir
  34. Ola Lourdes! Queria saber oq posso fazer para que a tinta de tecido nas minhas pecinhas de biscuit parem de descascar, obg desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta, a tinta para tecido não é apropriada para pintar as peças em biscuit, a tinta acrílica para artesanato e a tinta á oleo para tela, só para citar alguns exemplos, são melhores, eu que agradeço sua visita ao Sala de Aula do Biscuit.

      Excluir
  35. Oi Lourdes eu fiz um cozinheiro na tampa de um vidro,ficou lindo,passei verniz fosco mais não gostei,ficou na hora brilhante e depois de seco,ficou como se não tivesse passado nada,posso passar por cima o verniz vitral com brilho,tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda, o verniz fosco é só para proteção da peça de biscuit e não fica brilho, torna mais fácil a liimpeza da peça, mas pode passar o outro em cima, espero que tenha deixado a peça secar bem antes do verniz,

      Excluir
  36. Olá, Lourdes!
    Estou tendo um problema.. minhas peças p/ chaveiros, quando envernizadas, com um tempo ficam sujas e feias. Será q é problema do verniz? Uso o Verniz geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vânia, isto costuma acontecer com peças tingidas com branco, portanto use pó branqueador, não esqueça que para passar o verniz as peças em biscuit precisam estar bem secas, por dentro e por fora.

      Excluir
  37. Ola Lurdes qual verniz devo usar pra envernizar minhas peças, fiz um jogo de mantimento, e passei cola como acabamento, mas quando molha as pecas ficam esbranquiçadas, por favore recomende um verniz... Obg, parabens pelo seu blog..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joelma.
      Use verniz Geral ou Cristal para maior proteção, três demãos intercalando secagem, se quiser uma proteção maior use verniz marítimo incolor sem protetor solar para não alterar a cor.

      Excluir
  38. Posso usao verniz em spray para minhas peças em biscuits sempre uso o verniz vitral mais meus pincel fica todos duros e queria usar um em spray qual o melhor.obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      sim você pode usar verniz spray para as peças de biscuit, procure no local onde costuma comprar, existem boas marcas no mercado, no caso de limpeza dos pincéis use o solvente indicado na embalagem.

      Excluir
  39. Oi Lourdes,
    estou fazendo um bolo cenográfico para minha filha e fiz várias bolinhas para fazer de perolas. Com a massa ainda úmida, passei purpurina bem fina em pó e deixei secar durante 2 dias, mas sempre que vou mexer nas peças a purpurina sai na mão. Tentei passar cola branca em algumas peças e em outras a goma laca, mas ao passar a purpurina também sai e a peça fica toda borrada e perde o brilho. Há alguma forma de fixar a purpurina nas bolinhas?
    Obrigada
    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca, passe cola antes de colocar a purpurina, espete as bolinhas no palito de dentes e passe na cola depois na purpurina, espete o palito no isopor até secar, visto que a massa encolhe é natural que saia um pouco da purpurina.

      Excluir
  40. Boa tarde.Sou nova no biscuit e gostaria de saber se posso envernizar o biscuit com verniz para pintutras a oleo e para aplica-lo devo esperar que a peça seque ou junto-o a massa enquanto a estou a trabalhar?Obrigado.
    Cumprimentos
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela, sempre espere a peça feita com a massa de biscuit, secar bem para depois envernizar.
      Desde que seja incolor é possível usar vários tipos de verniz.Obrigada,

      Excluir
  41. Olá gostaria de saber se alguma tinta q eu possa usar pra tingir a massa sem precisar envernizar depois...e se essa peça poderá ser lavada!! ( são potes de cozinha) obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhonata, para tingir a massa antes de fazer a peça de biscuit não, mas algumas pessoas gostam de fazer a peça em biscuit com a massa natural, (sem tingir), depois pintar com tinta acrílica para artesanato ou outra tinta que dá maior impermeabilização, por exemplo tinta óleo.

      Excluir
  42. Olá (: eu gostaria de saber se tem algum verniz ou algo q dê proteção a minha peça sem eu ter de comprar um diluidor... O verniz Vitral diz q não oferece proteção daeh agora não sei oq usar TnT meu objetivo eh não gastar muito então se for melhor gastar no verniz e no dikuidor ceh me diz tbm se possível, obg pelo post :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Steffany, os vernizes que conheço que oferecem uma proteção maior precisam de solvente nem que seja para limpeza dos pincéis, se você usar termolina leitosa, dá certa proteção, nada mais é que cola misturada com água, a goma laca incolor é solúvel em água, para proteção maior da umidade é preciso vernizes que precisam de diluentes, ás vezes não para passar na peça de biscuit, pois já vem numa conssistência para uso, mas para limpeza dos pincéis.

      Excluir
    2. Ah, então o Aguarrás mineral por exemplo, serve pra tirar o verniz geral do pincel após ter utilizado pra envernizar uma peça? Eu pensei q tinha de misturar... Céus (': muito obrigada :3

      Excluir

    3. Isto mesmo, Steffany, veja na embalagem qual o solvente apropriado para o verniz que está sendo utilizado, só é necessário diluir o verniz se estiver muito grosso, por exemplo, se deixar o vidro aberto por muito tempo, o verniz tende a engrossar. Por nada, volte sempre.

      Excluir
  43. Olá. Qual tinta ideal para pintar um bolo falso já seco de branco e qual pincel mais adequado para não deixar marcas na pintura. Envernizar vc já me ensinou. Rs. Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leane Rosa,você pode usar tinta acrílica para artesanato ou tinta PVC, use um pincel chato de cerdas macias, verifique também a textura da tinta.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  44. ola, noivinhas feitas co tecido no corpo. devesse passar verniz?