Antigo Sala de Aula do Biscuit

Como evitar mofo nas peças de biscuit


Algumas pessoas reclamam de mofo nas peças de biscuit, e querem saber como evitar o mofo, e porque as peças de biscuit ficam com mofo ou bolor como alguns o conhecem, mas o melhor a fazer é evitar o mofo ou bolor como comumente chamado, para isso é preciso determinados cuidados na fabricação das peças, se você faz biscuit. Se você tem uma lembrancinha de biscuit ou outra peça que você comprou ou ganhou, também poderá prevenir mofo ou bolor nessas  suas peças de biscuit.

Para você que faz biscuit:

Veja uma aula relacionada à proteção das peças de biscuit:


Muitas colas para fazer massa de biscuit já vem com componente anti-mofo, antigamente usávamos formol, mas já foi comprovado que faz mal para a saúde, portanto nada de utilizar formol na massa de biscuit, mas você pode usar conservantes naturais como limão ou vinagre. 

O cuidado para que a massa fique livre dos fungos é necessário para que você não faça as peças com a massa de biscuit já contaminada por fungos, assim quando for fazer poucas peças, ou, você que faz para seu uso pessoal, não faça muita massa porque embora tenha uma durabilidade boa isso é relativo, de acordo com o clima e conservação. 

Veja as receitas de massa de biscuit nos links a seguir:


Tenha certos cuidados necessários

Antes de envernizar a peça de biscuit precisa estar bem seca, completamente livre de umidade para isso de o tempo necessário para a peça secar e só então envernize a peça de biscuit. Para secar deixe num lugar arejado e fresco, lembre-se que biscuit seca ao vento, então quanto mais ventilado o local melhor, pois apressará a secagem.

Cada artesão nessa modalidade de artesanato desenvolveu ou desenvolve o melhor modo de secar suas peças de acordo com a temperatura do país ou estado onde mora e a estação do ano, ou melhor, dizendo a temperatura no dia em que está a fabricar suas peças, portanto não tem como estabelecer uma regra fixa nesse sentido.

Você devera levar em conta os fatores acima e ver qual e o seu caso e repetindo o que já foi dito, as peças devem estar bem secas antes de você passar o verniz ou embalar e guardar suas peças e quando for limpar ou lavar leve em conta o tipo de acabamento, tamanho da peça e pintura para não estragar seu trabalho. Não deixe de ver a aula no link mencionado abaixo.

Para você que tem suas peças ou for limpar as peças de biscuit veja essa aula:


Em todos os casos evite deixar as peças em lugares úmidos e escuros antes de estarem bem secas, pois isso facilitaria para os fungos contaminarem não só as peças de biscuit, mas outras coisas na sua casa, já que os fungos se desenvolvem melhor e mais rápido nesses lugares.

Como você pode ver com alguns cuidados na fabricação e conservação das peças seus biscuits durarão muito tempo e sempre bonitos e “sadios” livres dos fungos que produzem mofo ou bolor.

Talvez queira reler matéria sobre outras aulas, veja nos links abaixo:


Até a próxima aula!

2 comentários:

  1. olá
    algumas peças que fiz encontram-se com mofo, gostaria de saber qual o melhor produto devo utilizar para limpar.

    lane_ferreirap@yahoo.com.br



    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,Você pode usar uma solução de vinagre branco misturado com água e passar na peça e lavar ou limpar tomando os cuidados necessários, veja uma http://www.aprendabiscuit.com/2011/09/lavar-pecas-biscuit.html isto pode resolver, mas só se o mofo estiver na superfície. espero que sim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...