Antigo Sala de Aula do Biscuit

Dicas para colorir massa de biscuit


Carinhas de massa de biscuit
Nessa aula de biscuit você terá dicas para você colorir ou tingir a massa de biscuit e ter noções básicas das cores no biscuit, ter essa noção das cores é importante no artesanato, e no artesanato com biscuit, não é exceção. Muitos fazem bom uso das cores no biscuit e conseguem um diferencial bem grande no seu artesanato e isto é muito importante, para que possam agregar valor às suas peças de biscuit como a todo tipo de artesanato. As crianças desde pequeninas são atraídas pelas cores vivas e brilhantes e as mães usam isso para que, colocando brinquedos coloridos ao redor do bebe possam distrair e até acalmar a criancinha, e são bem sucedidas ao fazerem isso e o motivo é facilmente explicado, pelos entendidos nesse tipo de assunto.

Dizem que somos influenciados pelas cores ou elas nos influenciam, e não é assim quando contemplamos uma bela paisagem, de um pôr do sol, por exemplo, e ficamos encantados com os matizes que nossos olhos, órgãos maravilhosos, conseguem captar, ou vemos uma bela flor e ficamos admirados não só pelas formas, mas principalmente pela cor, pois que belezas teriam todas essas maravilhas se as víssemos em preto e branco?

Qual a melhor tinta para tingir massa de biscuit?
Alguns dizem que quando estamos tristes o nosso artesanato transmite isto, bem será que usamos cores tristes nessas ocasiões? O artista que pinta talvez transmita isso no seu quadro, e isto é uma opinião minha, mas o artesão pode e deve controlar o uso das cores, visando à venda das peças ou a decoração que pretende ou ainda o pedido do cliente e mesmo nessas ocasiões, deve saber controlar as cores.


Para controlar as cores você precisa ter uma noção básica delas, alem do controle das cores podemos dizer que você poderá fazer uma grande economia, o que é importante para você que esta começando a trabalhar agora com artesanato, e não tem ainda várias cores de tinta a sua disposição, ou mesmo, pretende criar um tom diferente.

Como tingir a massa de biscuit?

Vamos considerar alguns pontos básicos necessários sobre cores.

Cores primárias:

São cores que você não consegue a partir do uso ou mistura de outras cores: Vermelho, amarelo e azul.
A cor branca é a mistura de todas as cores e preto é a ausência de cor.

Resumindo
Se você tiver as tintas, branca, preta, vermelha, azul, amarela, você conseguirá uma infinidade de cores acrescentando mais ou menos tinta e misturando na massa, ou melhor, ainda, poderá tingir um pedacinho de massa com cada uma das cores acima e fazer mistura com a massa natural, um pedacinho maior ou menor dependendo do tom que deseja isto é muito prático, pois ao fazer a mistura de tinta na massa de biscuit sujamos muito unhas e mãos e no caso de usar a massa tingida previamente e misturar novamente a massa natural isto não acontece.

Sendo assim tinja a massa e obtenha as cores primarias: Vermelho, azul, amarelo e tinja também um pedaço maior com tinta branca, para misturar à colorida e conseguir tons mais claros.
Receita da massa de biscuit...

Agora usando a massa tingida nas cores primarias misture formando as cores secundárias:

Vermelho e azul = violeta
Azul e amarelo = verde
Vermelho e amarelo = laranja

Cores terciárias:
São cores intermediarias obtida a partir da junção de cores primárias e cor secundaria em proporções variáveis.

Bem assim acredito que você sabe o que fazer com aquelas sobrinhas de massa ou quando precisar de uma cor e não tiver no momento como poderá obter.

Se quiser entrar em contato comigo e não quiser deixar o comentário abaixo poderá fazê-lo clicando no endereço abaixo, mas se for algo relacionado com a modelagem de biscuit é importante que comente no formulário apropriado  clicando abaixo do post, pois será proveitoso para todos.

http://www.aprendabiscuit.com/p/contato.html

Talvez queira ver outras aulas, se for o caso, clique abaixo nas que quiser, ou poderá escolher nos marcadores.

Cogumelo de biscuit...
Caracol de biscuit...
Girafinha de biscuit...
Como fazer a massa de biscuit...
Como fazer vaquinha de biscuit...

Até a próxima aula!

30 comentários:

  1. Olá gostaria de uma dica urgente se possível, estou tentando criar a cor rosa goiabada p lembançinha de bebê e não estou conseguindo, por gentileza me digam q cor devo misturar.
    meu e-mail. berenicecsouza@bol.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. OI Berenice, experimente misturar um pedacinho bem pequeno de massa tingida com carmim +massa tingida branca+amarela em proporções bem pequenas, pois imagino que sendo para bebê você talvez queira tons suaves. Alterne para chegar na cor que deseja aos poucos.

    ResponderExcluir
  3. Lourdes,

    As suas dicas são maravilhosas, começei a fazer biscuit recente e já apredi bastante com vc,obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nélia, espero que mais pessoas possam tirar proveito do blog e aprendam mesmo, sempre que for possível colocarei mais informações e agradeço seu comentário e visitas.
      Abraços de coração.

      Excluir
  4. com qual tipo de tinta posso tingir a massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no mapa do blog ou cole na caixa de pesquisa os links abaixo, aqui não ficam ativos, depois de ler se tiver dúvidas entre em contato.
      http://www.aprendabiscuit.com/2011/10/qual-melhor-tinta-tingir-biscuit.html
      http://www.aprendabiscuit.com/2011/06/massa-de-biscuit-com-lindas-cores-e_24.html

      Excluir
  5. Muito obrigada pelas dicas, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que foi útil as dicas sobre colorir massa de biscuit e obrigada pelo comentário. Abraços.

      Excluir
  6. Eu gostaria de saber como que cola a massa uma na outra???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a mesma cola para biscuit, usada para fazer a massa.

      Excluir
  7. Olá, por favor, como conseguir uma massa de cor azul Marinho bem escuro? Comprei pronta azul Marinho, mas a cor mais parece azul Royal... E então como consigo azul Marinho de verdade? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá Anônimo, experimente tingir com corante para tintas de parede, vendido em lojas de tintas ou material de construção, compre azul, é bem forte, mas se não gostar coloque um pouquinho de tinta preta para escurecer.

    ResponderExcluir
  9. ola, sera que pode me ajudar , preciso saber como chegar na cor da farda da pm do rio de janeiro, nao consigo, help.
    meu email: enielidealmeida@gmail.com

    agradeço muito desde já

    bjins

    ResponderExcluir
  10. Olá Cantinho das corujinhas... você não disse qual é a cor, moro bem longe do Rio...

    ResponderExcluir
  11. Lurdes quero te parabenizar por sua iniciativa, é admirável a sua boa vontade e prestatividade. Pude esclarecer todas as minhas dúvidas no cantinho de perguntas e respostas referente ao biscuit, Que o Papai do céu continue te abençoando, que suas forças possam se renovar a cada manhã. è compartilhando que se multiplica. Que essa multiplicação seja tão boa para que oferta, assim como é para quem recebe. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Miriam, agradeço muito seu comentário e tem sido boa sim, seja abençoada também pela seu carinho, abraços.

      Excluir
  12. ola gostaria de saber a cor da farda da ROTAM DO PARANA, quais cores uso pra chegar naquele tom meio marrom agradeço desde já.
    andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, vendo as imagens, rio que poderá usar a massa de biscuit tingida com branco e acrescentar aos poucos a tinta marrom, vai ficar claro, tenha cuidado para não colocar muita tinta marrom lembrando que a cor acentua escurecendo ao secar em até três tons, outra opção é a tinta óleo para tela Terra de Siena Natural, teste em um pedacinho de massa, não esquecendo de colocar a tinta branca para não ficar uma cor opaca.

      Excluir
    2. LOURDES AGRADEÇO SUA AJUDA DE CORAÇÃO, DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA. MUITO OBRIGADA

      Excluir
    3. Obrigada Andressa, fico feliz de ter ajudado.

      Excluir
  13. Estou de ferias e achei o biscuit muito importante para ocupar o meu tempo,espero que eu do conta de mexer com o biscuit.:) e tenho uma duvida
    gostaria de saber ,qual e a tinta melhor que eu posso chegar a um marrom claro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, qualquer tinta que usar, que seja pouca e coloque um pouquinho de tinta branca, mas tinja um pedacinho bem pequeno da massa de biscuit e acrescente mais aos poucos, sucesso para você.

      Excluir
  14. Gostaria de saber q cor devo usar para atingir a cor vermelho vivo ñ to conseguindo. Kafabim@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use corante para tintas de parede, vendido em lojas de tinta ou material de construção, coloque poucas gotas, misture bem e espere um pouco, misture novamente.

      Excluir
  15. Olá como faço pra conseguir tingir a massa na cor de biscoito maisena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ol´Luciana, eu gosto de usar a tinta óleo Terre de Siena Natural, mas pode procurar outras tintas com esta cor, não esquecendo de misturar um pouquinho da tinta na cor branca, para não ficar com tranparência.

      Excluir
  16. Depois que a massa estiver pronta erei poder usala ate quando e qual o ambiente q devo deixala ainda não fiz nd mas quero começar e ainda não sei quase nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, depois da massa de biscuit pronta divida em pequenas partes e cubra com pano úmido até ficar bem fria, coloque em saquinhos plásticos retirando todo o ar e guarde na geladeira retirando em pequenas quantidades e misturando bem antes de usar, pode durar muito tempo, até 180 dias.

      Excluir
  17. Olá bom dia. Gostaria de saber porque eu qdo tinjo a massa polycol com tinta a óleo ela fica esfarelenta...ja perfi quade meio kilo de massa tenho que colocar algum creme. ...obrifada desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei responder, faço a massa em casa, mas tente usar outra tinta para tingir a massa de biscuit

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...