Antigo Sala de Aula do Biscuit

Imitações no biscuit: Coco, pelo, cabelo, grama e açúcar


Para quem faz artesanato, não é diferente com a modelagem com biscuit, é importante saber fazer imitações, em algumas imitações conseguimos o efeito desejado com texturas, e para isso as lojas especializadas em venda de material para artesanato vendem inúmeras ferramentas ótimas para fazer texturas, mas como já ensinei em várias aulas neste blog, Sala de Aula do Biscuit, você pode trabalhar procurando “ferramentas” para modelagem, nas coisas que você tem em casa.

Um exemplo do que estou falando, você pode ver acessando as aulas mencionadas:

Veja o material usado para fazer esse porta guardanapo

É lógico que na modelagem com biscuit imitamos, estilizamos e muitos aproximam tanto do original que se não tomarmos cuidado uma criança, já nem tão pequena pode achar que é de verdade uma jujuba ou goma de biscuit e isto é ideia para outra aula de biscuit.

Bem concluímos assim que para você fazer biscuit às vezes é necessário que procure imitar o mais próximo possível o original, veja abaixo algumas situações e a solução.

Imitação de coco, ralado:

Deixe um pedacinho de massa de biscuit natural (sem tinta) secar, mas só o suficiente para ralar, se secar muito fica muito dura, depois é só passar cola na peça e salpicar o    "coco ralado". Veja na foto abaixo como fica.
Coco ralado biscuit




Imitação de granulado de chocolate:

Faça rolinhos bem finos de massa na cor marrom, ou tire os rolinhos na extrusora, pode ser a usada para confeitar bolos, mas é possível fazer os rolinhos na mão, depois de bem secos, corte com uma tesoura no tamanho dos granulados, veja na foto abaixo.
granulado com biscuit




Imitação de grama, cabelo, pelo de animal:

Para isso use uma peneirinha, veja nessa aula como usei para fazer o cabelo do palhaço, o modo de fazer: 

Palhacinho porta caneta...

Mudando as cores conforme você precisar, faça mais curta ou comprida, graminhas, pelos de animais e cabelinhos.
como fazer cabelo e grama em biscuit




Para imitar açúcar em jujubas, enfeitar potes para colocar açúcar  etc. use areia de passarinho, que você compra na cor desejada.
Todo artesão tem e precisa ter muita imaginação, certo?
E você como se sai nas suas imitações no artesanato?

Quer ver como fazer alguns bichinhos de biscuit? Escolha abaixo nos links.

Ursinho de biscuit...
Joaninha de biscuit...
Vaquinha de biscuit...
Gatinho porta anel...

Gostou desta aula? Então deixe seu comentário.

Até a próxima.


37 comentários:

  1. boa noite

    como se faz graminhas verdes de biscuit??

    samuc11@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para fazer graminhas veja acima a imagem com a peneirinha, é só trocar a cor da massa, colocando a cor verde no tom desejado, você pode abrir a massa tingida de verde e picotar com a tesourinha, mas se tiver a extrusora use o disquinho apropriado. Até a próxima.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Viviane, aguarde que vou providenciar um passo a passo, abraços.

      Excluir
  3. Olá,

    Lourdes,

    Muito interessante suas dicas, acho muito legal quem ensina.Nada como dividir para multiplicarmos conhecimentos.
    Estou tendo dificuldades em substituir o açucar tipo cristal, já tentei areia de passarinho mais ficou muito opaco, será que você tem alguma sugestão?
    Tenho um blog onde também ensino algumas dicas de reciclagem e reaproveitamento, quando tiver um tempinho me faça uma visita.

    www.susydobrasil.multiply.com

    Forte abraço

    Susy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Susy , talvez seja o tipo da areia, eu já percebi que algumas, por exemplo, uma que comprei em lojas de importado, tinha uma cor feia, mas uma que comprei em floricultura era bem branca, fui visitar seu blog, amei as miniaturas, vou lá mais vezes, abraços.

      Excluir
  4. amei suas dicas, eu gostaria de saber como fazer fatias de bolo recheado e tambem aquela caldinha vermelha saindo dos bombons. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde que ensinarei sobre isto brevemente enquanto isto visite o Sala de Aula do Biscuit e veja outras aulas do blog, obrigada.

      Excluir
    2. OLÁ A CALDINHA VÇ PODERA FAZER COM COLA QUENTE E DEPOIS PASSAR EM CIMA VERNIZ VITRAL NA COR VERMELHO OU AMARELO, ESPERO TER AJUDADO

      Excluir
    3. Olá Amália Silva, obrigada pela contribuição aqui no Sala de Aula do Biscuit.

      Excluir
  5. ola sou renato iniciante em bicuit e gostaria de saber com secar o biscuit mas rapido e coma forma mas natural obg beijs ameeeei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renato, a forma melhor e natural de secar o biscuit é em local seco e bem ventilado, livre de poeira, pode ser apressado colocando na frente do ventilador, abraços.

      Excluir
  6. olá,
    Lourdes gostaria de saber se, a imitação do arroz entraria no mesmo processo do chocolate granulado, ou há outra técnica !?

    Obrigada
    Franciéle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franciéle, você pode fazer como o chocolate, mas rapidamente afinar as pontas dando o formato do arroz antes de secar, fazer um a um, ou usar um pouquinho de arroz depois de bater um inseticida, coloque um pedaço de massa de biscuit, passe cola e arrume o arroz, quando bem seco passe verniz, é durável e fica bonito fazer um saquinho de massa de biscuit ou usar um saquinho de juta arrumando deitado.

      Excluir
    2. ahhhm! legal!
      muito obrigada!!
      colocarei em prática.

      beijos

      Franciéle

      Excluir
  7. Olá tudo bem ? eu preciso fazer uma imitação de babata palha em cachorro quente tamanho real o que você pode me indicar ? parabéns !!! suas peças são lindas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, se você tiver a mini extrusora com o bico quadrado é tirar a massa de biscuit, deixar tomar vento e cortar os pedacinhos, se não tiver faça cobrinhas achate os lados e corte depois de deixar um pouco ao vento, dá certo, abraços.

      Excluir
  8. To adorando suas dicas....
    To fazendo uma pizza em tamanho real, e to em duvida na cor do tomate e da mussarela (aquela cor depois de assados na pizza sabe?) e gosto de tingir minhas massas na tinta a oleo, vc poderia me indicar qual cor uso?
    E quanto ao coco ralado, deixei desde ontem um pouco de massa secando....mas nao sei ao certo qual o ponto pra poder ralar...bem durinha, ou somente ressecada?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Van, que bom que gostou das dicas para biscuit, no caso do tomate é preciso bem vermelho, assim eu prefiro o vermelho dos corantes para tintas de parede, mesmo que depois você "queime" com a tinta óleo Terra de Siena Queimada, A tinta óleo tem um vermelho não lembro bem se é o vermelho Francês que também é +ou-, a mussarela amarelo bem claro, misture um pouco de branco Titânio .
      Se secar muito dificulta para ralar o biscuit para fazer o "coco ralado". espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Obrigada....
      Eu terminei a pizza...a mussarela ficou mega perfeita com a cor amarelo nápoles, ficou daquele jeito como se o queijo estivesse derretido...perfeito!
      E o tomate acabei comprando um chamado purpura....ficou bom, mas quando secar escurece ne....vamos ver.

      Eu esqueci de te perguntar....vc ja fez a maça do amor?
      Eu fiz, mas fiz com o vermelho chines e nao ficou muito parecida....e passei o verniz vitral vermelho fogo....sera que errei em algo? prq ate ficou bonita, mas nao ta aquela maça do amor natural sabe? com aquele brilho extremo...rs (sou meio detalhista)

      Obrigada querida!
      Se tiver face, eu posto todos os meus trabalhos de biscuit la....fiz varios paes, pizzas, empada, tortinhas, tudo em tamanho real....perfeitos!
      Adoro biscuit...

      Beijos!

      Excluir
    3. Fico feliz de saber sobre seus trabalhos.
      Nunca fiz a maça do amor em biscuit, acredito, pelo seu entusiasmo que seus trabalhos são muito bonitos, felicidades com o biscuit!

      Excluir
  9. obrigada pela dica do coco ralado , seu trabalhos são lindo parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Anônimo, obrigada pelo elogio e felicidades com seus trabalhos com biscuit.

      Excluir
  10. Olá, adorei suas dicas, mas tenho uma dúvida, qual a cor que uso para fazer a casca da batata, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, usa amarelo ocre e sombreie com marrom .

      Excluir
  11. Como faço arroz e feijão e macarrão em biscuit?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roseli, para fazer macarrão em biscuit veja em http://www.aprendabiscuit.com/2013/02/Macarrao-em-massa-de-biscuit-para-enfeitar-vidros-ou-potes.html
      arroz e feijão faça um a um procurando dar o formato dos mesmos.

      Excluir
  12. MUITO BOA SUAS DICAS E OBRIGADO POR DIVIDIR CONOSCO OS SEUS CONHECIMENTOS. UM ABRAÇÃO !

    ResponderExcluir
  13. Muito boa suas dicas!qual cor aproxima do chogolate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anônimo,
      Marrom Van Dick, você controla a quantidade e faz o "chocolate" mais escuro ou claro, eu gosto de usar a tinta óleo para tela.

      Excluir
  14. Ola, gostaria saber se vc tem algum tutorial ensinando a fazer saquinho pra colocar feijao, cafe, na tampa dos potes? Obrg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, ainda não tenho, mas assim que tiver coloco no blog.

      Excluir
  15. Como fazer grama na tampinha de papinha para representar um campo de futebol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Adry Carvalho, se você olhar quase no fim do post, eu uso uma peneirinha ou coador de chá, para fazer "grama" se quiser bem curtinha é só colocar pouca massa de biscuit e não espremer muito, obrigada pela visita e pergunta.

      Excluir
  16. Olá Lourdes!

    Muito interessante seu blog, Parabéns por compartilhar dicas e responder a todos... Estava procurando como fazer a areia em biscuit, vi que tem a areia para passarinho, é apropriada para simular a areia de praia? Muito obrigada! E ainda, mais sucesso para você. Abraços, Márcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada, pode ser usada sim, para simular areia de praia, mas leve em conta que é bem branca, mas você pode achar colorida também, em floriculturas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...